Há mais de 100 estilos e tipos de tipos de cerveja no mundo. Claro que algumas têm apenas pequenas diferenças entre si, mas outras são tão distintas que nem parecem a mesma bebida.  Para resumir, há duas grandes famílias de cerveja: as LAGER, de baixa fermentação, e as ALE, de alta fermentação. 
 
Além destas, não podemos também deixar de referir uma terceira família, bem mais pequena do que as outras, mas, muito mais antiga: as LAMBIC, as cervejas históricas belgas de fermentação espontânea.



Qual a diferença entre uma cerveja ALE de uma LAGER? Basicamente, a levedura utilizada e, consequentemente, o processo de fermentação. No caso das ALE, a fermentação dá-se num ambiente de temperatura relativamente alta, entre 15° a 24° C ou mesmo mais. Já as LAGER requerem temperaturas entre os 8° e os 14° C.

Após a fermentação, nas ALE a levedura vem ao de cimo no fermentador e nas cervejas LAGER deposita-se no fundo. Devido a esta diferença, as ALE têm uma maior gama de aromas e sabores influenciados pela levedura, habitualmente com notas frutadas complexas ou a especiarias, por exemplo.

No caso das LAGER, têm um sabor mais limpo, sentindo-se mais as caraterísticas transmitidas pelos cereais e pelo lúpulo.

Mas, como as duas famílias se subdividem em vários estilos, na prática há situações em que é difícil dizer se uma determinada cerveja é da família das ALE ou das LAGER. “Se uma Pilsener é notoriamente uma Lager e uma Imperial Stout uma Ale, o que dizer de certas Doppelbock? São Lagers, por conceito e formulação, mas muitas têm espírito de Ale”, explica o site cervejeirosdeportugal.pt.

Melhor mesmo é provar todas as que puder e escolher as suas preferidas!