C. Santar Branco de Curtimenta 2019

C. Santar Branco de Curtimenta 2019

19,99 €
750ml
Dão, Portugal Branco Casa de Santar Encruzado
"Aspecto cristalino Cor orange wine / amarelo palha Aroma intenso em notas terceárias com distinta intensidade Sabor fresco, frutado, complexo e com longa persistência"
Esgotado
SKU
27.212
Entregas gratuitas (encomendas superiores a 50€)
Entregas rápidas em 48 horas
Pagamentos 100% seguros

Vinificação: "Uvas sem desengace e fermentação alcoólica a 20ºc. O vinho fermentou com engaço, peliculas e grainhas com excelente maturação fenólica"

Consumo:

Ficha técnica:

Casta
Casta

Encruzado

Região
Região

Dão, Portugal

Colheita
Colheita

2019

Produtor
Produtor

Casa de Santar

Tipo de vinho
Tipo de vinho

Branco

Teor alcoólico
Teor alcoólico

12.5

Servir a
Servir a

8ºC

Capacidade
Capacidade

750ml

Enólogo
Enólogo

Osvaldo Amado

Sobre a região

Dão

Rodeada por montanhas em todas as direções, assente em solos graníticos muito pobres, a Região Vitivinícola do Dão (IGP Terras do Dão) tem duas sub-regiões: Dão e Lafões.
 
No Dão, as vinhas estendem-se dispersas entre pinhais a diferentes altitudes, desde os 1.000 metros da Serra da Estrela até aos 200 metros das zonas mais baixas, esparsas e descontínuas, divididas em múltiplas parcelas, com propriedades com áreas médias quase insignificantes.
 
As montanhas determinam e condicionam o clima da região, abrigando as vinhas da influência direta do clima continental e da influência marítima. Os solos pobres são maioritariamente graníticos.

Nas castas brancas salientam-se, para além do Encruzado, as variedades Bical, Cercial, Malvasia Fina, Rabo de Ovelha e Verdelho. Nas castas tintas, para além da Touriga Nacional, salientam-se o Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz, e também Baga, Bastardo e Tinta Pinheira.
 
Lafões é uma pequena região de transição, encravada entre as denominações do Dão e Vinho Verde, cortada pelo rio Vouga, com solos maioritariamente graníticos.

Ver produtos da região